segunda-feira, 13 de junho de 2011

Diário de Branca - Parte II


Hoje é domingo, pé de nostalgia e ressaca! Ta um frio danado aqui, e a pia está gritando por socorro. Na geladeira nem uma gota de água. Na dispensa nada... Nada na carteira também. O que vou comer? O que vou beber nesse inferno de dia? Acho que vou tomar um rivotril e dormir até segunda-feira!

Meus únicos amigos estão viajando, a única pessoa que eu queria que me tirasse daqui deve estar vendo filminho com a nova feiticeira dele, e meus pais não moram na mesma cidade que eu. Acho que vou pro hospital, fingir que estou doente pra eles me internarem e me darem comida. E o médico vai receitar: fim de linha! Seu caso é grave: solidão.

Estar só às vezes, pra mim que foi uma opção, por exemplo, é bom. Mas tem dias que a gente olha pra corda e quer se pendurar até o ultimo pensamento de arrependimento. Não culpo meus amigos por não me fazer companhia nesse dia tão noturno. Não quero correr atrás da pessoa que uma hora dessas está assistindo filminho com outra – aliás, odeio assistir filme a dois, pronto falei – eu só queria ter motivação para ir atrás de coisas que me acompanhassem. Tipo um cachorro, um idoso, uma festa ou até o mais silencioso dos peixes. Gosto de observar os peixes.

Certa feita, um grande amigo me falou que o pior da vida era se sentir só. Eu não concordei em palavras, apenas escutei o seu argumento. Mas dentro de mim se passava: a solidão é uma questão de opção. Existem milhares de seres vivos no mundo, mas procuramos nossa companhia nos lugares errados. Somos preguiçosos. Gostamos do que vem ao nosso encontro, e não corremos atrás do autoconhecimento. Não fazemos questão de procurar saber o que pode estar ao nosso lado em tempo integral, sem nos incomodar quando queremos estar sozinhos, e que seja muito agradável quando precisamos de algo pra nos distrair. Somos muito preguiçosos de nos caçar.

Eu mesma sou uma preguiçosa das mais infelizes. Pois eu sei o que me faria bem agora, e não tenho coragem de ir atrás, estou com preguiça de viver a sua conseqüência, não quero uma ressaca moral na segunda-feira... É, estou indo pedir um copo de água ao vizinho para tomar um rivotril e dormir até amanhã. Bom dia aos bonzinhos que amam o domingo, vocês vão para o céu.


Um comentário: