segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A cara de Painho!

Dos piores defeitos às melhores qualidades, todos os dias, percebo em mim um tanto de meu pai. Articulações, pensamentos e chatices, muita coisa em mim eu herdei daquele que ajudou na minha geração, criação, educação, aborrescência , e até hoje quando tem aquela boa oportunidade de me dar um freio quando estou cega de rebeldia.

Quando eu era pequena, eu nunca vou me esquecer Dele dizendo: “- Seja lá quem for, tio, avô, avó, vizinho, madrinha e padrinho, se for mais velho que você, respeite. Não os responda, nem vá de contra suas idéias, jamais os xingue e muito menos use de violência contra eles. Você pode até estar certa, mas não sinta necessidade de contradizer estas pessoas. Uma que não vai adiantar, apenas vai fazer com que eles te achem chata e mal-criada, pois a mente de uma pessoa mais antiga jamais muda, e outra que todo e qualquer ser humano merece respeito, ou seja, temos que respeitar suas opiniões, pois isso não torna impossível a nossa.” Quando Ele repetia isso pra mim, eu até entendia, mas faltava maturidade de compreensão. Hoje eu vejo o quanto isso me fez ser uma pessoa melhor e querida. Esse é um dos conselhos do papai que eu mais sigo a risca! Não adianta, me sinto na obrigação de servir e ouvir com paciência os mais experientes, sem retrucar, e sou feliz por isso, pois isso não me diminui em nada, pelo contrário, me engrandece.

Quando eu tomei meu primeiro copo de bebida alcoólica, não foi na frente dos meus pai, embora sempre houvesse liberdade para isso, achava que seria uma falta de respeito beber na presença deles, no entanto, um certo dia, eu resolvi arriscar, e pedi ao meu pai um vinho, ou uma caipirinha, e havia milhares de motivos pra ele me repreender e reprimir minha vontade, só que ao contrario de certos pais iludidos, ele concedeu o meu pedido, e me chamou pra um papo super cabeça, no qual me despertou instintos de independência. Resumindo o diálogo, ele me falou: “- eu sabia que um dia isso iria acontecer, pois você convive com isso desde pequenininha. Eu, sua mãe, seus tios e alguns primos grandes que freqüentam nossa casa, beberam e bebem muito. Mas eu quero que você preste atenção em uma coisa... eu deixei de trabalhar algum dia por causa da bebida? Pois bem, isso se chama controle dos vícios. Quando estamos doentes, as pessoas que amamos costumam cuidar voluntariamente de nós, se um dia estiver passando fome, nossa família se sente na obrigação de nos ajudar com alimentos, é normal e inerente. No entanto, se quisermos beber e fumar, que é uma futilidade, temos que bancar nosso vício. Ninguém tem obrigação nem satisfação de dar dinheiro pra malandro tomar uma ali na esquina ou fumar um baseado, muito menos pra usar drogas mais pesadas. Ou seja, se você quiser beber, beba, mas batalhe pra sustentar seus vícios e assuma as conseqüências que virão por tomar essa decisão.” Essa eu aprendi direitinho! Tenho a sorte de não ser acomodada. Sou preguiçosa? Sim! Sou chata? Sim! Mas ultimamente, não tenho pedido um centavo a ninguém para meus momentos de distração. Faço da minha saúde, minha fonte de alcançar meus objetivos, e odeio a idéia de DEPENDENCIA. A independência é sinônima de liberdade – utopia.

Um recente conselho que o meu amado e sábio pai me deu, me tocou profundamente e mudou a minha vida para sempre. Eu estava precisando tomar uma séria decisão sobre a minha vida sentimental, e recorri à ajuda de amigos íntimos para me ajudar nessa questão importantíssima. Ouvi a todos, mas amigo é amigo, eles querem o nosso bem de acordo com as nossas vontades passageiras, já a nossa família, vê além... Meus pais tem uma visão futura das coisas, eles sempre pensam no todo, e não na parte. Não vou entrar em detalhes nesse episódio, mas posso sintetizar a sabedoria do meu herói preferido: “- não é porque uma relação é antiga que ela não pode acabar. Pelo contrario, nunca é tarde demais pra ser feliz. Você está nova e tem muita coisa pra viver ainda, se acha que tentar mudar uma coisa que aparentemente não tem jeito vai te trazer felicidade, está se iludindo, pois pode até ser que isso mude, não por si, mas por você, logo não será uma mudança voluntária. Acho que você deve levar em consideração as vontades e o jeito de uma pessoa, se ela mudar porque não te agrada, então ela passará a ser infeliz também, mas se você for por outro caminho, ela vai continuar com sua personalidade, e você vai experimentar outras doses de felicidades, e vai ver que uma vida chata pode se transformar em duas vidas divertidas – sem censuras, sem repressões e agressões.” E foi assim que a minha mente começou a se abrir pra o mundo lá fora. Aprendi que felicidade é coisa seria e não pode esperar nossa boa vontade, ela simplesmente acontece!

E assim, cada fase, uma nova aprendizagem. Sempre procuro tirar o melhor das palavras do meu pai. Ele não é o presidente, nem galã global, astro do rock’n roll (embora seja o grande sonho dele rs), mas pra mim, é o maior, melhor e mais lindo de todos! Amo mais que a mim mesma e vou me casar com ele desde pequenininha.

"-Eu sou seu maior fã, o guríncrivel!!!" =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário