sexta-feira, 9 de março de 2012

Aquela coisa de Deus que você quer saber...

Então, cresci numa igreja. Vendo a minha avó, mãe e tias indo à legião de Maria, missas aos domingos, adorações casuais, encontros do Espírito Santo, novenas, círculos bíblicos, correntes de orações, promessas, excursões de cunho católico e dezenas de coisas que perdi o conhecimento por conta do meu afastamento da igreja católica apostólica romana. Graças a esse berço divino, eu fiz tudo nos conformes: batizado; legião de Maria, catequese e primeira comunhão. E confesso que me fez bem ter passado por essas experiências. Foi como se a partir dali, eu descobrisse a diferença entre o certo e o que eu realmente preciso, em Deus.
Me afastei da igreja, mas isso não foi uma decisão tomada. Foi preguiça. No inicio era só preguiça. Não agüentava mais ir à missa: àquela chata e repetitiva missa dos domingo. E as cobranças da minha presença nos grupos? Compromissos e mais compromissos. Fui me afastando porque sentia que quem cobrava a minha presença ali num lugar que eu não via o sentido que as pessoas vêem, eram os humanos, e não Deus de fato. Quem queria preencher aquele lugar de gente, para demonstrar o quão popular era aquela igreja, eram pessoas que dependiam daquilo de alguma forma – interesse, talvez. Foi aí que eu comecei a decidir se eu ia ou não mais para o lar de... De pessoas que acham que o verdadeiro lugar de louvar a Deus, é ali, dentro daquele “castelo”.
Foi uma revolta? Talvez. Eu via tanta hipocrisia dentro da igreja, falsidade, traição, corrupção, que para mim, não fazia mais sentido ter a obrigação de louvar a Deus tão somente ali. Fui notando que não existe a “casa do senhor”, porque Deus está sim em todos os lugares: no coração, na mente, na sua casa, nas ruas, na natureza, no olhar de uma criança ou de um idoso... Deus está em todos os lugares: feios ou bonitos, ricos ou pobres, em festa ou em luto. Basta você desejá-lo bem, em todos os momentos e situações.
Tenho mania de pensar em Deus sempre. Quando estou feliz, por exemplo, geralmente eu agradeço a Ele por tudo. Quando estou triste, peço que conforte o meu coração com esclarecimentos, com sabedoria e maturidade. Viajando, peço que não saia do meu lado. E principalmente, quando estou em lugares lindos que pertencem à natureza – transe - Sinto o lugar, sinto meu espírito de fato se elevando, sinto o vento como um toque de carinho. Me emociono com tamanha beleza natural, e afirmo mais uma vez pra mim mesma: DEUS É PERFEITO, e eu sou completamente apaixonada por Ele.
Agora, irmãos e irmãs, como você pode dizer que eu, apenas pelo fato de não gostar de ir à igreja, tenho uma fé menor que a sua? Afinal de contas, é fácil agir com solidariedade dentro da igreja. Mas e fora dela? Como você está se comportando? A inveja ainda impera os seus sentimentos? A frustração ainda te impede de procurar a evolução? Seus conhecimentos ainda estão limitados por falta de visão de mundo e realidade? Será que não está na hora de acordar e aprender a viver sem devoção a coisas simbólicas que te impedem de ver tudo ao seu redor? E mais do que tudo: vais continuar a ser leal a um ambiente que te impede de fazer coisas boas, que te deixariam feliz (claro, sem agredir ou invadir o espaço de outrem)? Foram perguntas como estas que me libertaram de um mundo pequeno. Um mundo contraditório. Deus está comigo desde sempre, e eu garanto. Por tudo que fui, passei, sou e serei, eu sei que se ele não estivesse, eu nada seria, ou sobreviveria. Nada mesmo. Porque, como diz o ditado popular: “tem coisas que a gente passa que só Deus na causa”.

"Mesmo na tempestade
Mesmo que se agite o mar

Te Louvo,Te louvo em verdade. "


Um comentário:

  1. Fico cada dia mais orgulhosa de ser sua mãe. E parece que nós somos uma só alma, entende??? Esse texto está muito lindo, pois expressa com simplicidade e doçura o que nosso Pai do Céu realmente é. Amo-te muito...

    ResponderExcluir