segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O retrato de Manuella

Todos os dias eu passo e vejo aquele rosto. Talvez se você, caro leitor, observar aquela imagem, nada ,além do óbvio, verá: uma moça bonita de olhos cansados. No entanto, o que vejo em Manuella naquele retrato, vai além do que a fotografia pode transmitir.
Vai ver eu já a conheça o suficiente para interpretar o que aquele olhar manso quis gritar. Embora, cansada ela estivesse naquela tarde e lhe faltara força para altear o tom e dizer o que se passava naquele coração cheio de mistérios.
Esse olhar cansado, agindo intimamente com um riso tímido e levemente forçado, diz-me algo que emociona: eu estou aqui, eu vivo assim, eu quero mais, eu não vou me deixar vencer pelo cansaço. Manuella é assim. Sua essência grita por seus prazeres. Por sensações diferentes e inusitadas, ainda que o corpo peça menos, a mente está pedindo por emoções maiores, então, que o descanso venha mais tarde...
Cheia de vida, de sabedoria, de luz e de sonhos, Manuella é uma mulher do século vinte e um, prendada como uma mulher do século dezenove. E aquela foto, pra mim, é o retrato dela gravado no meu coração - A amiga que cuida como uma avó: briga e denga ao mesmo tempo.
Aquele rosto é o mesmo de quando eu peço colo, conselho, conto minhas besteiras e aventuras. Aquele riso de Manuella, não é só de cansaço, nem tampouco aquele olhar é de tristeza, ao contrário: aquela face é a fotografia de uma mulher expressiva e cheia das palavras e sonhos - “EU QUERO VIVER MAIS...”
Essa doce não poderia ter outro nome: Manuella... Cravo e Canela.


2 comentários:

  1. ô meu Deus do céu, porque tu é assim? fiquei totalmente emocionada amiga, você tem esse dom de tocar fundo nas pessoas e em particular em mim! Não tem esta coisa que você rogue com esse jeitinho de "gato pedindo carinho" que eu não faça né?? te amo e obrigada por falar tão bem do meu "retrato" !

    ResponderExcluir
  2. 'numa moldura clara e simples ou aquilo que se vê' Los Hermanos resume, né? Manu linda.

    ResponderExcluir